Mensagem da administração


Manter a confiança no futuro, apesar de cenários adversos, é uma das características mais marcantes da Votorantim Cimentos. Nossa história e a diversidade de cenários políticos e econômicos pelos quais já passamos legitimam nossa crença no que é feito para durar.

No Brasil, nosso principal mercado, considerando o cenário político-econômico instável, tivemos de reagir rapidamente, com medidas que assegurassem a excelência operacional, nosso posicionamento estratégico, nossa liquidez e nossa robustez financeira. Demonstramos agilidade nessa reação, que envolveu ajustes em nossa estrutura organizacional, a venda de ativos não estratégicos, um rígido processo de controle e otimização de custos e o alongamento do perfil de vencimentos da dívida, garantindo liquidez e mantendo o nível de competitividade.

A diversificação geográfica em nível global trouxe os frutos esperados. A retomada da economia norte-americana e uma melhor performance em nossas operações em países da América do Norte, Europa, África, Ásia e América Latina compensaram a significativa retração de consumo no Brasil.

Com disciplina financeira e sem perder o foco nas necessárias providências de curto prazo, mantivemos nosso programa de investimentos, iniciado em 2007, com o intuito de ampliar a diversificação geográfica e nos melhor posicionar em mercados com potencial de crescimento. Dos projetos de expansão no Brasil, concluímos em 2015 a nova fábrica de Edealina, em Goiás, e em 2016, e a de Primavera, no Pará. Também em andamento há ampliações na Turquia (Sivas), nos Estados Unidos (Charlevoix), na Bolívia (Yacuces) e na Argentina (San Luis).

Com base em nosso pilar de Excelência Operacional, construímos um novo modelo de governança de inovação, com um viés interdisciplinar que permeia todas as nossas atividades. E, como as práticas sustentáveis representam outro de nossos pilares estratégicos, criamos uma nova unidade de negócios, com foco em coprocessamento, com o uso de combustíveis e matérias-primas alternativas.

Vale lembrar que a sustentabilidade é um direcionador de nossos negócios. Temos um Plano Estratégico de Sustentabilidade, com uma série de compromissos que buscamos atingir até 2020. Nosso posicionamento em favor de um mundo ambientalmente sustentável, por exemplo, foi reforçado com a participação na COP 21, a Conferência do Clima realizada em Paris, onde assinamos o documento da indústria cimenteira mundial com um conjunto de ações destinadas a reduzir as emissões de carbono até 2030. Em sintonia com essa necessidade, criamos, em 2015, a Área de AFR (Alternative Fuels and Raw Materials), com o objetivo de buscarmos novas opções de combustíveis e matérias-primas alternativas, viabilizando e acelerando, por exemplo, o uso de combustíveis alternativos na produção de cimento. Com essa iniciativa, reforçamos o nosso esforço para reduzir os impactos de nossas atividades no meio ambiente. E poderemos, inclusive, utilizar resíduos gerados por outras indústrias ou organizações.

Mais do que uma questão econômica e socioambiental, a sustentabilidade envolve, também, pessoas, conforme prezamos com nosso pilar Gente com Autonomia. Trabalharemos para criar, dia após dia, um ambiente interno que estimule cada profissional, qualquer que seja sua posição ou tempo de casa, a liderar pelo exemplo e a deixar um legado.

De nada adiantariam todos os investimentos e projetos se não contássemos com a parceria e a fidelidade de nossos clientes. São eles um de nossos pilares estratégicos, merecendo atenção especial com várias iniciativas destinadas com o nosso compromisso de proporcionar um atendimento ágil, com excelência, muito além da entrega de um pedido.

Pensamos e investimos em longo prazo. Nossos produtos constroem perpetuidade. Nossas pessoas sustentam a Empresa. Nossas ações reafirmam nossos valores e nossas crenças. Temos muito a construir para esta e para as próximas gerações e somos gratos a cada pessoa que faz parte dessa jornada.

Última Atualização em 15 de Dezembro de 2016

Voltar Topo
Fechar