Mensagem da administração


Em 2018, nós, da Votorantim Cimentos demos continuidade à nossa jornada com foco no crescimento de longo prazo. Nosso compromisso com a excelência em produtos, serviços e processos resultou em histórias de sucesso com nossos clientes.

Nosso diálogo estratégico confirmou a importância do nosso propósito, "A vida é feita para durar", e nossas alavancas estratégicas: maximizar a criação de valor, fortalecer nossa presença no mercado brasileiro, desenvolver produtos e serviços diversificados e internacionalizar.

Concentramos nossos investimentos em iniciativas alinhadas aos nossos direcionadores estratégicos. Expansão de capacidade em nossas operações internacionais de cimento, diversificação de produtos e serviços, substituição térmica e implementação de tecnologias são as iniciativas mais importantes para aumentar nossa eficiência e competitividade.

Expandimos em quase 600 mil toneladas a capacidade da unidade em Charlevoix, nos Estados Unidos, reforçando nossa presença na região dos Grandes Lagos, e instalamos uma linha de 200 mil toneladas de argila calcinada em Olavarría, na Argentina. No Brasil, estamos ampliando em 700 mil toneladas a capacidade de calcário agrícola da fábrica de Nobres (MT) e instalando uma nova linha de argamassas em Cuiabá (MT). Adquirimos ainda um terminal portuário em Manaus (AM) que amplia nosso acesso à Região Norte do país. Tanto a expansão de Nobres quanto nova linha em Cuiabá entrarão em operação em 2019.

Projetos de combustíveis alternativos (identificados, em inglês, pela sigla AFR - Alternative Fuel and Raw Materials) são iniciativas de ecoeficiência que permitiram ampliar a substituição de coque de petróleo por fontes de energia renováveis, com resultados tanto em redução de custos como em menores emissões de carbono. Refletem ainda o compromisso de fomentar a economia circular e assim reduzir nossa pegada ambiental e os impactos do processo produtivo. Focamos ainda investimentos em tecnologia e práticas inovadoras que amparam nosso compromisso com a excelência operacional, alinhados com movimentos consistentes e ágeis de transformação digital, atuando em um ecossistema de inovação que permitirá construir o futuro que queremos.

Ao mesmo tempo, reafirmamos o posicionamento de atuar em mercados nos quais temos presença relevante e onde há maior potencial de criação de valor. Nesse sentido, decidimos concluir nossa sociedade na Cementos Portland, no Peru, com a venda de nossa participação na companhia, e assinamos acordo para a venda da Shree Digvijay Cement Company, na índia, com expectativa de concluir a transação no segundo trimestre de 2019.

No início de 2019, nosso acionista Votorantim S.A. (VSA) fez um aporte de capital de R$ 2 bilhões, o que demonstra a confiança no acerto de nossa estratégia e nas perspectivas do negócio, permitindo acelerar o processo de desalavancagem e otimizar nossa estrutura de capital. Os recursos foram usados para o pagamento antecipado de dívidas e contribuíram para reduzir nosso índice de alavancagem pro forma para 2,8 vezes o Ebitda, alcançando níveis comparáveis às métricas de grau de investimento. Somados às contribuições realizadas em 2016 e 2017, a VSA investiu R$ 4,7 bilhões na Votorantim Cimentos.

Outro destaque foi a criação, em outubro de 2018, da Votorantim Cimentos International (VCI), que passou a concentrar todos os investimentos da Companhia fora do Brasil. Baseada em Luxemburgo, a empresa tem o objetivo de facilitar a continuidade da expansão internacional da Votorantim Cimentos, além de possibilitar uma gestão de capital ainda mais eficiente.

Ao longo da trajetória de 100 anos do Grupo Votorantim, completados em 2018, a Votorantim Cimentos foi pioneira em vários momentos, como na internacionalização do grupo, com as operações que iniciamos em 2001 na América do Norte. Assim, festejamos os 100 anos com todos os nossos colegas nos 12 países em que estamos presentes. No Brasil, nossa contribuição especial para a celebração dos 100 anos foi participar ativamente do desafio de executar a Parceria Votorantim pela Educação (PVE), que tem o objetivo de contribuir para a melhoria da educação pública, levando o programa para 25 dos 104 municípios brasileiros onde o PVE foi realizado em 2018. Celebramos também os 50 anos de duas importantes unidades de negócio: a brasileira Engemix e a fábrica de Bowmanville, da St. Marys, localizada em Ontário, no Canadá.

Seguimos aperfeiçoando nossos processos de governança, com uma série de iniciativas para aprimorar ainda mais os controles internos e compliance, reforçadas por treinamento intenso sobre nosso Código de Conduta. Entendemos que compliance é uma jornada permanente para solidifcar ainda mais na nossa cultura o jeito certo de fazer as coisas. Há, sim, o jeito certo de fazer. Nossos resultados de 2018 comprovam isso: temos vocação para tomar decisões assertivas no momento e do jeito certos, para transformarmos oportunidades em negócios e criar impacto positivo e valor nas regiões em que atuamos e para todos os públicos com os quais nos relacionamos.

No final de 2018, anunciamos ao mercado que, após mais de cinco anos como líder da companhia, Walter Dissinger, CEO Global, comunicou-nos seu desejo de buscar novos desafios. Para sucedê-lo, o Comitê de Administração nomeou Marcelo Castelli, executivo que iniciou sua história no Grupo Votorantim em 1997 e ocupou várias posições de liderança antes de se tornar CEO da Fibria em 2011. Castelli irá liderar a companhia, dando continuidade à sua trajetória de crescimento. Ao Walter, nossos sinceros agradecimentos por sua dedicação à Votorantim Cimentos durante os últimos anos.

Conselho de Administração

Última Atualização em 12 de Abril de 2019

Voltar Topo
Fechar